Formação

Todos os adultos voluntários dos Escoteiros do Brasil passam por um amplo processo de formação baseado em competências, que tem por objetivo ofertar ao adulto as melhores ferramentas para que ele possa atuar da melhor maneira junto aos jovens, oferecendo as melhores oportunidades de aprendizagem num ambiente seguro e propício.

A Formação dos Escoteiros do Brasil está dividida em 3 níveis:

  • Nível Preliminar: Tem como objetivo o alcance de competências no grau de desenvolvimento preliminar para o desempenho da função para a qual está designado.
  • Nível Intermediário: Tem como objetivo o alcance de competências no grau de desenvolvimento intermediário para o desempenho da função para a qual está designado.
  • Nível Avançado: Tem como objetivo o alcance de competências no grau de desenvolvimento avançado para o desempenho da função para a qual está designado.

O Sistema Nacional de Formação prevê a revisão constante do desempenho em relação ao conjunto de competências necessárias para o trabalho dos adultos. Isso implica na necessidade de formação e atualização constante, acompanhando as transformações da sociedade, fator que certamente implica em mudanças em diretrizes e estratégias de oferta da prática do Escotismo no Brasil.

Por esta razão, diversas oportunidades de aperfeiçoamento são oferecidas aos adultos voluntários de modo constante através de oficinas, módulos, seminários, cursos técnicos etc que ocorrem de modo presencial, e/ou na modalidade a distância.

Conheça a Equipe Regional de Formação

Procure um Grupo Escoteiro