Voluntários

O Escotismo é geralmente descrito como um “benefício triplo”, pois apresenta um efeito positivo na organização, no voluntário e na comunidade em geral. Para alcançar sua missão, o Escotismo depende de adultos competentes, preparados para oferecer seus serviços e dedicar seu tempo, energia, entusiasmo e comprometimento para contribuir com o desenvolvimento e a qualidade do Movimento.

Por esta razão, nossos voluntários são divididos em duas categorias, que surgem, de acordo com a função desempenhada em sua Unidade Escoteira. A depender das competências, formação e interesse do adulto voluntário, outras funções podem ser desempenhadas por ele durante sua permanência no Movimento Escoteiro.

EscotistaDirigente
São escotistas os Chefes de Seção, Assistentes, Instrutores e outros auxiliares que, possuindo a capacitação estabelecida pela Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro para o fim a que se propõem, forem nomeados para cargos ou funções, cujos beneficiários diretos são os membros juvenis. 
São dirigentes todos aqueles que, possuindo as condições estabelecidas pelo POR e pela Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro para o fim a que se propõem, foram eleitos ou nomeados para cargos ou funções representativas ou diretivas, em cada um dos seus respectivos níveis, tais como: membros de diretorias, comissões fiscais e assembleias, dentre outras.
Os Escotistas são os responsáveis pela aplicação do Programa Educativo da UEB por meio do Método Escoteiro.Os dirigentes são responsáveis pelas tarefas administrativas, financeiras e operacionais de apoio às
atividades dos jovens e dos escotistas.

Procure um Grupo Escoteiro